quarta-feira, 1 de junho de 2011

Gincana Ecológica 2011



GINCANA ECOLÓGICA 2011
ESCOLA ESTADUAL "NOSSA SENHORA DE GUADALUPE"

DIREÇÃO:
Sergio Murilo dos Santos
Itamar Teixeira Rabelo
Alexandra Gomes mesquita

COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE:
. Alexandra Gomes Mesquita
. Marina Alves da Silva
. Carla Jéssica Silva
. César Honório Alves de Souza
. Karine Alves Teixeira
. Maria Fernanda Ribeiro Silva
. Gabriel Carvalho Fonseca
. Claudionor Martins de Oliveira Silva
. Ellias Rezende
. Lessandro Gabriel da Costa
. Ana Isabel de Oliveira Miranda
. Marcelino Lázaro Alves Mota
. Claudiana Valéria Gonzaga
. Julio Cesar Cabral
. Matilde de Oliveira Furtado

INTRODUÇÃO:

A idéia da Gincana ambiental surgiu da necessidade de possibilitar a esta unidade escolar, a reflexão e a construção de saberes, de habilidades, de competências, e de atitudes que valorizem o meio e a nossa relação com ele. O olhar deve ir alem dos meros conteúdos de ecologia e Biologia, permitindo que os alunos possam ter uma aprendizagem critica e tenham as ferramentas necessárias de intervenção no mundo onde estão colocados.
A Gincana consistirá em provas e tarefas que as equipes deverão executar, sendo que essas provas e tarefas visam possibilitar instrumentos para que os professores e a escola abordem as temáticas ambientais, sempre com um olhar critico e participativo.

JUSTIFICATIVA:

A consciência ecológica não nasce no vazio. Ela emerge frente a uma realidade insustentável de ameaça a qualidade de vida no mundo onde a tecnologia industrial e a explosão populacional tem caminhado ao lado da grave deterioração do meio ambiente. Ate aqui o desenvolvimento tecnológico e industrial tem nos dado em troca a ameaça e uma catástrofe nuclear , a poluição do ar, da águas e do solo, e devastado nossas matas, como se a natureza tivesse o poder de se recuperar infinitamente. Ë neste contexto de acelerada evolução que marcou o século XX, que a consciência ecológica tornou-se algo concreto, impossível de ser ignorada. A realidade dos problemas ambientais já faz parte do cotidiano do mundo.
Dessa forma e necessário que os processos educacionais se ocupem da temática ambiental., não de maneira superficial e pontual, mas de forma profunda e articulada, contribuindo para a construção de uma sociedade sustentável. A educação ambiental assume um papel importante na construção de novos modelos e paradigmas que possam propiciar a convivência harmoniosa da espécie humana com as outras espécies que habitam este planeta.

OBJETIVOS:

. Possibilitar a escola a reflexão e discussão dos temas sócio ambientais;
. Garantir os espaços para a construção dos saberes, habilidades, competências e atitudes que valorizem o meio;
. Propiciar uma oportunidade de aprendizagem diferenciada dos meios usualmente adotados;
. Promover ações concretas de resgate do meio ambiente e unir toda a comunidade escolar em ações voltadas a sustentabilidade e solidariedade.

METODOLOGIA:

A gincana tem seu inicio no dia 05 de abril de 2011 e seu término será no dia 02 de dezembro de 2011.
Neste período a escola deverá executar provas e tarefas, todas relacionadas ao meio ambiente. Durante os meses em que a Gincana será realizada alunos e professores estarão envolvidos na elaboração das provas e testes.
Algumas tarefas realizadas pela Gincana: Concursos fotografias; concurso de redação; Confecção de roupas com recicláveis; mural informativo contendo noticias sobre o meio ambiente; apresentação de um objeto feito com material reciclável; recolher latinhas de alumínio, garrafas pets; plantios de arvores dentro e fora da escola e nas áreas onde não há arvores detectadas na pesquisa de campo; conseguir doação de bancos para as áreas de lazer da escola; apresentar 5 receitas culinárias que reaproveitem cascas de legumes, frutas ou folhas; adoção de uma parte da escola, por turmas determinadas pelo comitê, com a finalidade de manter a área determinada, mais arborizada, cuidada,tratada; organizar uma caminhada ecológica, com faixas e cartazes e outros; produzir um desenho retratando um ponto de nossa cidade usando a técnica que preferir em cores, grafite ou spray; recolher pilhas e celulares; compra de lixeiras de plástico pelos próprios alunos; elaboração de um blog onde será comentado as atividades da Gincana. A Gincana contará com tarefas permanentes de arrecadação de recicláveis, alimentos e roupas para serem doados aos desabrigados das áreas afetadas pelas chuvas, tarefa relâmpago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário